CURIOSIDADES

A equipe PORTELAMOR, disponibiliza algumas curiosidades sobre a nossa querida escola por julgar importante que mantenhamos vivos em nossas memórias fatos que marcaram o GRES PORTELA, e  que fazem parte não só da sua história, mas do samba e da cultura carioca.

Você também pode colaborar enviando-nos curiosidades, fotos que tenham relação com a história da Portela.

Equipe Portelamor


:: Ouro sobre Azul
Nos anos de 1920, v??rios grupos carnavalescos surgiram, dentre eles, o Ouro sobre Azul, de Paulo da Portela. O significado deste nome do antigo bloco ?? curioso. A express??o significa coisa muito linda, muito boa, magnifica, favor??vel. ?? termo antigo usado na espingardaria. As espingardas tinham um tom azul, por conta do a??o temperado e havia inscri????es feitas a ouro que eram colocadas nas armas. Em Portugal "ouro sobre azul" significa "perfei????o" e h?? uma express??o similar em espanhol: "mel sobre hojuelas". O Ouro e azul eram uma combina????o frequente no vestu??rio de reis e rainhas, desde o Renascimento at?? o final do s??culo XVIII. O azul viria a ser a cor de nossa querida Portela. Salve Paulo da Portela.
:: Funda????o do bloco carnavalesco Conjunto Oswaldo Cruz
Em 1923, foi fundado, embaixo de uma mangueira, na casa de seu NAPOLE??O (pai de NATAL), o bloco carnavalesco Conjunto Oswaldo Cruz, que ?? a fus??o dos Blocos Baianinhas e Come Mosca, tendo como principais respons??veis: Paulo Benjamim de Oliveira, Antonio Caetano, Antonio Rufino, Natalino Jos?? do Nascimento, entre outros, sendo feita a primeira Junta Governativa: Paulo da Portela o Presidente, Ant??nio Caetano o Secret??rio e Ant??nio Rufino o Tesoureiro. Natal, ?? ??poca, era somente ligado ao futebol, mas como amigo de Paulo, esteve presente na funda????o.
:: Conjunto de Oswaldo Cruz vence concurso em 1929
Em 1929 acontece o primeiro concurso de sambas conhecido. Organizado pelo pai-de-santo Z?? Espinguela, este concurso contou com a participa????o de sambistas do Est??cio,da Mangueira e de Oswaldo Cruz, tendo sido divulgado por Z?? Espinguela na coluna que ele tinha no jornal Vanguarda, e sendo vencido pelo Conjunto de Oswaldo Cruz
:: Bandeira da Portela ?? inspirada em bandeira do Sol Nascente
A nova bandeira da agremia????o foi desenhada por Ant??nio Caetano, que passou a ocupar o cargo de presidente. Escolheu como cores o azul e o branco, que j?? eram associadas ?? agremia????o desde 1929,e o modelo de bandeira, com faixas diagonais partindo de um c??rculo central, que mais tarde tornaria-se um padr??o para a maioria das escolas de samba. Segundo Caetano, tal modelo seria inspirado na Bandeira do Sol Nascente.
:: Batismo da Portela
O Batismo da PORTELA, foi realizado por dona Esther Maria de Jesus (do Bloco Come Mosca), que consagrou Nossa Senhora da Concei????o (Oxum) como madrinha e S??o Sebasti??o (Ox??ssi) como padrinho. Hoje, Nossa Senhora da Concei????o ?? a padroeira da escola, e S??o Sebasti??o ?? o santo protetor da bateria.
:: S. Sebasti??o, Santo protetor da bateria
Todo diia 20 de janeiro a PORTELA sai ??s ruas em prociss??o a S??o Sebasti??o. Muitos afirmam que as caracter??sticas peculiares da bateria da PORTELA foram inspiradas nas batidas dos atabaques para Oxossi.
:: Licenciamento em delegacias
No in??cio dos anos de 1930, as escolas de samba tinham que obter licenciamento na delegacia de costumes para funcionarem. O delegado da regi??o de Oswaldo Cruz, Dulc??dio Gon??alvez, vetou o nome "Vai como Pode", como contam v??rios fundadores da Portela, sido este delegado quem acabou por dar o nome da escola, devido tamb??m ao fato de que a Estrada da Portela era o local onde os sambistas se reuniam. Ainda que parece hist??ria de filme ou romance, ?? uma das p??ginas curiosas e belas de nossa agremia????o.
:: Portela inova com enredo e alegoria em 1931
Em 1931, mesmo sem um concurso oficial, a agremia????o apresentou-se com duas inova????es em termos de escolas de samba, trazidas dos ranchos:o enredo "Sua majestade, o samba", e uma alegoria de uma figura humana integrada por instrumentos de percuss??o
:: Portela recebe em sua quadra cientistas franceses
Em 1931, a Portela recebia em sua quadra visitantes ilustres, um grupo de cientistas franceses ilustres, em evento pioneiro na hist??ria das escolas de samba. A Azul e Branco foi tamb??m pioneira, ao visitar os sal??es da alta sociedade, em 1933, no caso, o Clube Alem??o Pr??-Arte. Foi a primeira escola a atuar no cinema nacional, no filme Favela dos meus amores, de 1935. Em 1959, a escola se apresentou para a Duquesa de Kent, da realeza brit??nica e em 1968 recebeu na antiga sede a visita do presidente chileno Eduardo Frei. Era o samba domiando o mundo, t??tulo do enredo do desfile de 1935, com que a Portela conquinstou seu primeiro campeonato. (Lopes, Nei; Simas, Luiz Carlos. Dicion??rio da Hist??ria Social do Samba).
:: Portela participou do primeiro desfile em 1932
PORTELA, MANGUEIRA e UNIDOS DA TIJUCA s??o as ??nicas escolas que participaram do primeiro desfile, realizado em 1932, que continuam em atividade at?? hoje.
:: Portela ?? a ??nica escola que participou de todos os desfiles principais do carnaval
A PORTELA ?? a ??nica escola que participou de todos os desfiles principais do carnaval carioca de 1932 at?? hoje, visto que, em 1937 o delegado Dulc??dio Gon??alves mandou encerrar o desfile antes que a Mangueira e Unidos da Tijuca se apresentassem. Tal fato faz com que a Verde-e-Rosa n??o reconhe??a o resultado final desse desfile.
:: Foi Portelense a primeira mulher a tocar surdo.
Dagmar, esposa de Nozinho, irm??o de Natal da Portela, foi a primeira mulher a tocar surdo numa bateria de Escola de Samba.
:: As quartas-feiras sempre foram especiais na Portela.
A quarta-feira tem uma especial import??ncia para a PORTELA, j?? que a data de sua funda????o, dia 11 de abril de 1923, caiu em uma quarta-feira.
::Peixadas nas quartas de cinzas
Nas quartas-feiras de cinzas, "Jo??o Cal??a Curta", ex-presidente da PORTELA, realizava, em sua casa, uma concorrida peixada na qual compareciam importantesfiguras do carnaval carioca e, claro in??meros integrantes da PORTELA, principalmente aqueles pertencentes a Velha Guarda.
:: Portelense de chap??u e gravata
A preocupa????o de vestir-se bem acompanha a escola desde seus prim??rdios. Paulo da Portela, preocupado em livrar o sambista do estere??tipo de "malandro"e "vagabundo", imp??s ao grupo que se tornou conhecido como "cabe??a e pesco??o tapados" a obrigatoriedade de o portelense trajar chap??u e gravata.
:: Dod?? da Portela
Que Dolores Alves, a Dod?? da Portela, foi a porta-bandeira do primeiro campeonato da Portela em 1935 e ?? atuante e desfila at?? hoje no GRES Portela.
:: Sedes da Portela
A primeira sede da PORTELA foi na casa de PAULO DA PORTELA, na Barra Funda, a segunda, na Estrada do Portela n?? 412, onde mais tarde foi constru??do o Bar do Nozinho,a terceira na Estrada do Portela, onde foi constru??do depois a Portelinha, e a quarta, na Rua Arruda C??mara que passou a se chamar Rua Clara Nunes (famosa portelense) ap??s sua morte, o Portel??o.
:: Primeira Alegoria
Segundo o Dicion??rio da Hist??ria Social do Samba (LOPES, Nei; SIMAS, Luiz Carlos. Rio de Janeiro: Civiliza????o Brasileira, 2015), a Portela apresentou, em 1935, aquela que seria considerada a primeira alegoria propriamente dita, uma baiana sobre o globo terrestre, que ilustrava o enredo 'O samba dominando o mundo'. ?? a pioneira, mais pioneira do que nunca, fazendo hist??ria nos prim??rdios dos desfiles oficiais.
:: Teste ao Samba, considerado o primeiro samba-enredo
Em 1939, a Portela foi novamente campe?? com o enredo "Teste ao Samba", que ?? considerado por alguns como o primeiro samba-enredo, muito embora os estudiosos majoritariamente entendam que o primeiro samba-enredo na verdade tenha sido o da Unidos da Tijuca em 1933.
:: Fantasias totalmente enquadradas no enredo
Pela primeira vez, em 1939, uma escola de samba trazia fantasias totalmente enquadradas no enredo. Paulo representava um professor, e o restante da escola,vestido de alunos, chamava aten????o n??o s?? pela uniformidade, mas por ter usado na confec????o das fantasias materiais como cetim e lam??, que devido ao alto pre??o impediram alguns portelenses de desfilar esse ano.
Contos de Dod?? da Portela
Contava Dona Dod?? que no desfile de 1940, "Homenagem ?? justi??a", por conta de uma confus??o, intencional ou n??o, de palavras, os componentes cantaram "pau na justi??a", ao inv??s de "salve a justi??a", em frente aos julgadores. O resultado do desfile para a Portela, obviamente, n??o foi dos melhores.
Uma Afronta no carnaval de 1940
No desfile de 1940, outro fato, al??m da troca da letra do samba para "pau na justi??a", foi considerado uma afronta. Uma ala fantasiada de militares tinha um fuzil como adere??o e o apontava para a comiss??o julgadora. Bem atual.
:: Z?? Carioca foi inspirado em um Portelense
Em 1941, o empres??rio Wall Disney, numa visita em cumprimento a pol??tica de boa vizinhan??a do governo americano, assiste a uma animada noite de samba em Oswaldo Cruz. De volta ao Estados Unidos, surge na prancheta de seu desenhista, artista que o acompanhou durante a viagem, o personagem "Z?? Carioca", muito provavelmente inspirado em algum sambista portelense.
:: Portela, a ??nica escola heptacampe??
A PORTELA ?? a ??nica escola heptacampe?? do carnaval carioca, posto que ganhou todos os t??tulos disputados entre 1941 a 1947, inclusive.
:: Em 1941, Paulo da Portela n??o desfila em sua escola
Em 1941, ap??s um desentendimento com o mestre-sala Manuel Bambamb??, Paulo da Portela n??o desfilou. Paulo durante muito tempo brigou para que todos os componentes desfilassem devidamente fantasiados ou se n??o, vestidos com as cores da escola, por??m no dia deste desfile ele voltava de uma apresenta????o em S??o Paulo, juntamente com Heitor dos Prazeres e Cartola, e estavam todos vestidos de preto e branco. Sem tempo para trocarem de roupa, combinaram de desfilar um em cada um de suas escolas de samba. Por??m na hora de desfilarem na Portela, Bambamb?? n??o permitiu os outros dois, por n??o serem da escola e n??o estarem devidamente vestidos.
:: Paulo da Portela, modelo para cria????o do personagem Z?? Carioca
Durante as tentativas dos Estados Unidos da Am??rica de construir uma "rela????o de boa-vizinhan??a" com os seus vizinhos da Am??rica do Sul, Paulo da Portela foi escolhido para ser o modelo da cria????o do personagem Z?? Carioca, bem como para representar o samba no exterior. Por conta disso a Portela excursionoupelos Estados Unidos, e acabou sendo apresentada no evento pelo pr??prio Paulo da Portela
:: Paulo da Portela e Xang?? da Mangueira
Xang?? da Mangueira iniciou-se no samba na Uni??o de Rocha Miranda, transferindo-se posteriormente para a Portela, onde foi disc??pulo do c??lebre Paulo da Portela. Ap??s a sa??da de Paulo da escola, no in??cio da d??cada de 1940, Xang?? seguiu Paulo por um tempo na Lira do Amor, por??m, como tamb??m admirava a Mangueira, pediu permiss??o a seu mestre, sendo por ele indicado a diretoria mangueirense, onde Paulo da Portela tamb??m possu??a grandes amigos. Na Mangueira, Xang?? permaneceu pelo resto da vida. Fonte: Wikip??dia
:: Tabajara do Samba
Sua bateria ?? chamada de "A Tabajara do Samba", e tem como caracter??stica principal o toque do Surdo de Terceira inventado por Sula na d??cada de 1940 e o toque das caixas com uma rufada peculiar. Foi uma das baterias mais pesadas do carnaval carioca e contava com um grande n??mero de surdos de Primeira, Segunda e Terceira. Nos ??ltimos anos, a escola mudou essa caracter??stica para se adaptar ao andamento mais r??pido.
:: Carnaval dos 400 pontos
Em 1952 o resultado do desfile havia sido anulado, por impugna????o da Imp??rio Serrano, ficou decidido que o vencedor do carnaval de 1953 seria automaticamente o campe??o do ano anterior. Por isso, os portelenses festejam a vit??ria daquele ano como o carnaval dos 400 pontos, multiplicando por dois o total de pontos apurados na apura????o.
:: Portela, nota 10 ! Nota 10!
A PORTELA foi a primeira escola a ser campe?? com nota 10 em todos os quesitos. Tal fato ocorreu em 1953, ano da reunifica????o do samba.
:: Introdu????o de trip??s ao desfile
Em 1953, quando o Sr. Armando Santos era presidente da escola, teve muita dificuldade para apresentar o carnaval. Somente no dia do desfile conseguiu baterias que gerassem energia para a ilumina????o dos pain??is que ilustrariam o enredo As seis datas magnas. Naquele ano, introduziu os trip??s no desfile das escolas de samba. Foi um desfile magn??fico e a Portela obteve nota m??xima em todos os quesitos.
:: A caixa-surda
Dentre in??meras inova????es na hist??ria dos desfiles das Escolas de Samba, a Portela foi a primeira a introduzir a caixa-surda, o apito na bateria, sendo a pioneira no uso de uniformes na Comiss??o de Frente. Al??m, claro, como ?? sabido, de ter sido a primeira escola a desfilar com alegorias. A liga????o pol??mica entre escolas de samba e jogo do bicho tamb??m teve in??cio na Portela, na figura do presidente Natal. (LOPES, Nei; SIMAS, Luiz Carlos. Dicion??rio da Hist??ria Social do Samba. Rio de Janeiro: Civiliza????o Brasileira, 2015).
A era de ouro das Porta-Bandeiras
A era de ouro das Porta-Bandeiras teve em Vilma Nascimento o seu auge. Sua import??ncia para a Portela era tanta que, Reza a lenda, ao se atrasar para o desfile, no in??cio dos anos 1960, por conta de problemas com a roupa, que na ocasi??o era confeccionada pelas pr??prias Porta-Bandeiras, Natal teria mandado tirar a roda de um carro aleg??rico at?? que Vilma chegasse, obviamente atrasando todo o desfile, que a ??poca n??o era cronometrado. Esse fato mostra a import??ncia da Porta-Bandeira para as escolas e especialmente a de Vilma, garantia de notas m??ximas para a Portela.
:: A velha Guarda da Portela
A Velha Guarda da Portela foi criada por Paulinho da Viola com o objetivo de reunir em disco o rico repert??rio dos bambas da escola. Embora o Dicion??rio da Hist??ria Social do Samba (Lopes, Nei; SIMAS, Luiz Carlos. Rio de Janeiro: Civiliza????o Brasileira,2015) ale em dois LPs, h?? quatro registros do grupo: Passado de gl??ria, de 1969/1970; Doce recorda????o, de 1986; Homenagem a Paulo da Portela, de 1989/1990; e Tudo azul, de 1999/2000 (a duplicicade de anos se deve ?? diferen??a entre ano da grava????o e ano de lan??amento). Outra curiosidade: os ??lbuns de 1986 e 1990 foram produzidos pelo japon??s Katsunori Tanaka, um apaixonado pela Velha Guarda da Portela e pelo samba carioca.
:: Mestres de bateria da Portela
Foram mestres de bateria da Portela: Mestre Betinho, da funda????o at?? 1970, Oscar Bigode, em 1971 e 1972, Mestre Cinco, entre 1973 e 1977, Mestre Mar??al, entre 1978 e 1986, Mestre Timb??, na d??cada de 1990, Mestre Paulinho de Pilares, Mestre Mug, Mestre Catanha, Mestre Mar??alzinho e, desde 2006, Mestre Nilo S??rgio.
:: O Portel??o
Em 1972, Natal deu in??cio a constru????o do Portel??o.
:: Inova????o na Comiss??o de Frente
Em 1973, a Portela desfilava com mais de 4500 componentes, al??m de in??meros destaques que davam ?? Avenida Presidente Vargas um colorido a mais destaques que davam ?? Avenida Presidente Vargas um colorido a mais, segundo a Revista Manchete da ??poca. Segundo a Revista Manchete da ??poca. Com o enredo Pas??rgata, o amigo do Rei, baseado no poema "Vou me embora ??? com a bateria e com o canto, entretanto um dos grandes destaques daquele desfile foi a Comiss??o de Frente, tradicionalmente formada pra Pas??rgada", de Manuel Bandeira, a favorita Portela teve problemas com a bateria e com o canto, entretanto grandes destaques daquele desfile foi a comiss??o de frente, tradicionalmente formada por homens vestindo terno, mas com 15 belas mulatas .
:: 1984, surge a Portela Tradi????o
A partir dos anos 1980, a escola enfrentou muitos problemas internos, que se refletiram nos desfiles e em suas coloca????es. Culminando com a cria????o de uma dissid??ncia, que originou a Tradi????o, desde ent??o, a Portela nunca mais conseguiu sagrar-se campe??. Seu melhor momento foi em 1995 quando o enredo "Gosto que me enrosco" deu o vice-campeonato ?? escola.
:: Katsunori Tanaka
Para entendermos o n??vel de descaso com a cultura popular, foi preciso que um japon??s apaixonado pelo nosso samba, o produtor Katsunori Tanaka, desse ao p??blico dois ??lbuns da Velha Guarda da Portela: Doce Recorda????o (1986) e Homenagem a Paulo da Portela (1990). O detalhe ?? que ambos foram lan??ados no Jap??o, levando anos para chegarem ao Brasil Os dois ??lbuns s?? surgiram no mercado brasileiro em 2001, mais de uma d??cada depois de seu lan??amento no exterior.
:: Surge a Primeira Torcida Organizada de Escolas de Samba
Fundada em 25/10/2003, a Guerreiros da ??guia foi a primeira torcida organizada de uma escola de samba, ??s exce????o das "escolas de samba esportivas", comuns em S??o Paulo, onde a pr??pria entidade atua como torcida dela mesmo.
:: PORTELAWEB
Surge em 2000, o site da equipe Portelaweb que torna-se refer??ncia devido ao seu conte??do de informa????es sobre a Majestade do Samba.
:: G.R.C.E.S.M. FILHOS DA ??GUIA
Em 31 de julho de 2001 foi criada a escola de samba mirim da Portela, GRCESM FILHOS DA ??GUIA que tinha como presidente, Osni Nascimento, filho de Natalino Jos?? do Nascimento
:: PORTELAMOR
Em 2011 ?? criada a segunda torcida organizada do GRES Portela, PORTELAMOR, com o a ideologia de manter vivo o amor, o respeito, a amizade, o carinho e a dedica????o para PORTELA.
:: O drone em forma de ??guia
Em 2014, Portela surpreeende trazendo para o carnaval um drone, um ve??culo a??reo tripulado remotamente com o formato da ??guia, simbolo da escola, sobrevoando todo o samb??dromo.
:: ??guia Redentora
Criada pelo carnavalesco Alexandre Louzada para o desfile de 2015, a ??guia Redentora foi at?? agora a maior ??guia da hist??ria da Portela, com 23 metros de altura e 22 metros de envergadura. Totalmente inserida no enredo, a Redentora representou o Cristo Redentor, fundindo-se com a imagem do mais famoso cart??o postal do Rio de Janeiro. A ??guia Redentora foi a grande imagem-s??mbolo do Carnaval carioca de 2015 e uma das mais impactantes na hist??ria da festa, em todos os tempos. A Redentora curvava-se diante do p??blico em v??rios momentos do desfile, levando-o ao del??rio.
:: Paraquedistas na avenida
Jo??ozinho Trinta trouxe um Homem-Voador para a Avenida, na Grande Rio. O sonho de voar na Marqu??s de Sapuca??, entretanto, teve a sua imagem mais bem acabada no ano de 2015, com o inesperado pouso de tr??s paraquedistas trazendo o nome da Portela. Novamente, a escola confirma a tradi????o de ser a maior inovadora na hist??ria dos desfiles. O feito foi repetido este ano, com mais tr??s paraquedistas encantando o p??blico da Sapuca??. Foi a primeira vez na hist??ria que paraquedistas pousaram na Avenida mais famosa do samba.
:: Poseidon
Na Comiss??o de Frente de 2016 trouxe a figura impressionante de um Poseidon flutuando por sobre as ??guas fazendo uso do Flyboard. Um caminh??o pipa abasteceu o tanque onde um ator representando o deus grego encantava o p??blico com seu bailado aqu??tico. Uma das grandes imagens do Carnaval de 2016.
:: Portela Lan??a o primeiro PODCAST
Portela lan??a no dia 16 de dezembro 2019 o primeiro PODCAST produzido por uma escola de samba do Grupo Especial em parceria com a Universidade Est??cio
Mestre Betinho
Mestre Betinho foi o Mestre de bateria que ficou mais tempo a frente da Tabajara do Samba at?? a presente data (1932 -1962)