Artista pl??stica cria escultura no barrac??o da Portela para expor no dia da Consci??ncia Negra

 

A artista plástica e carnavalesca Christine Moutinho terá uma obra sua exposta no Monumento a Zumbi dos Palmares, no Centro do Rio, no Dia da Consciência Negra (20 de novembro). A escultura, que representa a opressão da mulher negra, foi concebida dentro do barracão da Portela, na Cidade do Samba, escola do coração da artista.

Aproveitando materiais doados pela agremiação, Christine Moutinho transformou uma parte do quarto andar do galpão de alegorias em um "ateliê particular" e reciclou resíduos do último desfile da Azul e Branco.

Denomiada Aiyabá, a escultura, que não possui braços, pernas, boca nem olho, para mostrar que "tudo continua sob forte tutela de uma velada escravidão", como enfatiza a artista, sairá do barracão da Portela neste sábado (16), pela manhã. No mesmo dia haverá a abertura das comemorações no Monumento a Zumbi, na Avenida Presidente Vargas, que vão durar até o dia 20.

Campeã como carnavalesca da Acadêmicos da Rocinha em 2015, Christine Moutinho fez trabalhos, ainda, na Mocidade Independente de Padre Miguel, em 1996, quando pintou uma tela, e na Mangueira, em 2005, quando desenvolveu uma mandala.



Foto: Divulgação

 

Fonte.:  www.gresportela.com.br